5 canais no youtube para quem gosta de economia e finanças

Isabella Schmitt
04 de setembro de 2020

Cada vez mais utilizamos a internet para aprender novas habilidades, além de, buscar por entretenimento. Muitos dos aprendizados que a dez anos atrás eram obtidos somente em cursos caros e formais, hoje, são compartilhados em plataformas, como o YouTube.

Desse modo, todo mundo que possui acesso à internet pode ter acesso à esses conteúdos, independente da sua localização. Esse acesso está cada vez mais fácil e democrático, possibilitando assim, aprendizados acessíveis a todas as classes sociais. Hoje vamos te sugerir alguns canais no YouTube que falam e ensinam sobre economia e finanças.


Mas antes de tudo: o boom do Youtube

A plataforma surgiu em 2005 nos Estados Unidos e foi criada por Chad Hurley e Steve Chen. Projetado para atender uma demanda de compartilhamento de vídeos de maneira descomplicada não demorou muito para se tornar o sucesso que é hoje em dia. Hoje o YouTube reúne milhares de canais com os mais diversos conteúdos.

O acesso facilitado a conteúdos nichados…

Cerca de 70% da população tem acesso à internet, segundo a pesquisa da TIC Domicílios publicada pelo G1 em agosto de 2019. Esse acesso cada vez mais disseminado e atingindo localidades onde o acesso aos grandes centros comerciais é mais difícil, faz com que a internet seja a ponte para os mais diversos conteúdos e formatos de aprendizagem online.

É justamente para isso que o YouTube está aí, contendo milhares de canais que buscam levar o conhecimento para o maior número de pessoas e de forma gratuita. Basta querer aprender e escolher o que se quer aprender. Esses conteúdos podem desde ser a conhecimentos sobre um novo hobby ou interesse por aprender alguma área nova.

A nova geração que está ocupando os espaços digitais vêm justamente para isso, mudar a forma de como podemos obter conhecimentos. Hoje os grandes canais que tratam de assuntos como economia e finanças são sendo comandados por jovens com menos de 35 anos, em média, o que significa que esses jovens buscam compartilhar os seus conhecimentos em formatos mais leves, mas ainda repletos com informação e com exemplos do dia a dia em que eles já viveram, o que deixa ainda mais fácil a compreensão do tema.

Hoje trazemos cinco canais no YouTube que falam de finanças e economia, que vão desde a falar de modo mais descontraído a até mais analítica e técnica para quem já domina o assunto, mas quer continuar se mantendo atualizado. Afinal, esses temas estão sempre em alta e com mudanças, fique de olho nesses canais e tenho certeza que sempre ficará atualizado.

Me Poupe – Nathália Arcuri

Nathália Arcuri é formada em jornalismo, mas apaixonada por economia e finanças, tanto que abandonou a carreira de repórter em 2015 para se dedicar ao que gosta. Com o canal Me Poupe!, Nathália consegue ajudar milhares de pessoas a entenderem economia de um modo descomplicado e com muito bom humor. Com o sucesso do seu canal, Nathália já lançou um livro, um reallity show na Band TV e tem workshops e cursos.

O Canal Me Poupe!, aborda economia, finanças, empreendedorismo e tudo isso com linguagem simples, acessível para você saber tudo o que precisa para aumentar sua renda, saber gerenciar melhor seu dinheiro e negócio. Os vídeos são publicados de segunda a quinta-feira.

O primo rico – Thiago Nigro

Thiago Nigro é formado em Relações Internacionais, mas gosta mesmo é da educação financeira. Ainda mais após quase perder tudo o que investiu pela primeira vez, desde então ele vem buscando aprender  e compartilhar o que sabe com seus inscritos no canal O Primo Rico. Afinal, quem não quer ser o primeiro da família a conquistar seu primeiro milhão.

O canal aborda os mais diversos assuntos associados ao mundo financeiro, desde a assuntos com metodologia mais didática a até conteúdos de caráter mais técnicos para quem já domina o tema. Ele também ensina como começar a investir, como funciona cada tipo de investimento e como obter maior rentabilidade. Além de trazer várias dicas e como fazer seu dinheiro render mais e como conquistar o tão sonhado um milhão. Os vídeos são publicados todas terças e quintas-feiras.

Economirna – Mirna Borges

Mirna Borges é formada em engenheira mecânica e de petróleo e fala sobre finanças e economia de um jeito bem simples que faz qualquer pessoa entender sobre o assunto. A decisão de compartilhar o que aprendeu sobre economia e investimentos é bem parecida com a do Thiago Nigro. Mirna perdeu dinheiro após investidor sem planejamento. Aprendeu a lição e hoje compartilha todo seu conhecimento sobre esse mundo em um formato que cativa a todos, além é claro, de ser bem informativo.

O canal Economirna aborda a educação financeira acessível a todos os públicos, buscando trazer assuntos  variados além de participações de especialistas de outros canais. Os vídeos são postados todas segundas, quartas e sexta-feiras.

Julia Mendonça – Julia Mendonça

Julia Mendonça é um daqueles casos que aprendeu com os erros. Após chegar ao ponto de 80 mil reais em dívidas, resolveu transformar sua vida financeira e no meio do processo descobriu seu amor pela economia. Querendo revolucionar mais vidas financeiras por aí, criou o canal que leva seu nome. Júlia incentiva a independência financeira e o controle para nunca mais ter dívidas.

No canal os vídeos trazem conteúdos diversos sobre economia, além de trazer os assuntos para uma temática comportamental, afinal nunca é fácil falar sobre finanças dentro de casa, Júlia traz dicas de como deixar o assunto mais leve. Júlia também traz conteúdos que incentivam as mulheres aprenderem e aplicarem seus conhecimentos sobre investimentos. Os vídeos são publicados às segundas, terças e quintas-feiras.

Nath Finanças – Nathália Rodrigues

Nathália Rodrigues criou o canal para aproximar o assunto de economia e finanças das pessoas de baixa renda. Acreditando ser necessário um conteúdo específico para esse público, que muitas vezes, não tem acesso nenhum a educação financeira e acaba sendo o público mais endividado, muitas vezes. Estudante de administração e, estagiária, gosta de aplicar tudo o que aprende dentro de casa também, com seus pais.

O canal Nath Finanças vêm justamente para explicar de modo simples e o mais próximo do seu público sobre finanças e economia. Estimulando uma saúde mental e financeira equilibrada, para que aos poucos esse tema se torne recorrente nos seus cotidianos.

E se pensou que acaba por aqui..

Temos mais uma dica, fugindo um pouco do tema dos canais que já citamos, o Easynvest surgiu de uma proposta diferente e dentro de uma empresa já consolidada.

Easynvest

O Easynvest é o canal que mais foge do padrão das nossas sugestões acima, pois ele é gerenciado pela corretora de investimentos Easynvest. Canal buscar explicar de forma tudo o que envolve o universo dos investimentos.

O canal ainda conta a participação de convidados que ajudam a explicar e a comentar sobre os mais diversos assuntos que permeiam a temática de investimentos e finanças sem o economês que dificulta sua compreensão. Com vídeos sempre postados toda semana.


Essas são nossas dicas, entender sobre economia e finanças nunca é fácil. São assuntos densos e repleto de variáveis, mas se você tem força de vontade ou apenas curiosidade, tenho certeza que esses canais irão vão te ajudar a dominar suas contas e fazer o dinheiro render e virar um grande amigo!