5 filmes para expandir sua mente empreendedora

Isabella Schmitt
04 de dezembro de 2020

A gente sabe que administrar uma empresa, online ou física exige muito tempo, dedicação e empenho. Mas é importante também reservar momentos para pausas para organizar as suas demandas profissionais, as demandas pessoais e ainda ter aquele momento de respiro de tudo isso.

Só para se ter ideia, quem é empreendedor no Brasil, trabalha em média 40 horas por semana no seu negócio, segundo dados do Sebrae. Quando separamos essa análise por gênero, observamos que as mulheres dedicam cerca de 30,8 horas semanais para o seu negócio, além das atividades domiciliares, possuindo dupla ou até triplas jornadas de trabalho. Já os homens costumam dedicar 37,5 horas semanais para atividades dos seus negócios, segundo dados compartilhados pelo Jornal do Comércio em agosto de 2020.

O que todas essas não mostram é que fora essas horas dedicadas oficialmente ao negócio, boa parte do fora do negócio também é demandado para ele, ainda mais se ele está começando a pouco tempo.


Mas porque falamos tudo isso para indicar filmes?

A ideia aqui não é apenas indicar filmes para você se distrair, mas indicar produções cinematográficas que podem trazer grandes contribuições para você e seu negócio. As formas de se aprender são as mais diversas hoje em dia, basta você se permitir a observar as coisas em sua volta com um olhar curioso.

Aqui vão nossas 5 sugestões de filmes que podem acrescentar tanto para sua vida pessoal quanto profissional.

1: Happy – Você é feliz? (2011)

O documentário se propõe a responder à pergunta “qual o sentido da felicidade?” através de pesquisas científicas e relatos coletados em diferentes pontos do mundo. 

A proposta e a intenção desse documentário é nos fazer refletir sobre o que deixa ou torna as pessoas felizes. Buscando entender como funcionam suas mentes, sabemos que um dos segredos para obter sucesso empreendendo é atender a alguma necessidade do público, e com isso, almejar e proporcionar a felicidade no seu consumidor. 

Onde assistir?

→ Você encontra ele completo no YouTube e também buscando em sites na internet.

2: Joy: O nome do sucesso (2015)

Se você não ouviu falar na Joy Mangano, certamente já ouviu falar no esfregão Mop, correto? Joy foi a criadora do revolucionário esfregão que promete limpar todas as superfícies. Vindo de um contexto familiar complicado, onde foi mãe solteira, Joy não acreditava em sucesso ou em empreender. Até observar que uma dificuldade que tinha ao realizar a limpeza de casa era algo recorrente com outras mães e donas de casa. A partir de uma dificuldade surge a grande ideia de Joy, o Mop.

O filme é ótimo por expressar como a maioria das ideias de empreendedorismo surgem. Uma dificuldade que você enfrenta no dia a dia, pode ser mais recorrente do que se pensa. Além de mostrar como o cenário ideal para começar a empreender pode não existir, o que vale é saber arriscar com o que tem. 

Onde assistir?

Você alugar o filme na Google Play e no Youtube. Além de encontrar em sites na internet.

3: Startup.com (2001)

Um dos mais antigos da nossa lista, Startup.com conta do surgimento meteórico da govWorks, que tinha como objetivo facilitar a relação entre a população e o governo, por meio da internet, até o seu fechamento.

O filme é um bom exemplo, pois retrata que nenhum negócio está imune à queda. É cada vez mais importante um estudo profundo sobre o mercado que se pretende ingressar. Empreender é muito mais complexo e exige preparo. 

Onde assistir?

→ Por ser mais antigo, você encontra ele legendado no YouTube sem grandes dificuldades ou também buscando em sites na internet.

4: De porta em porta (2002)

O filme é baseado na biografia de Bill Porter, que mesmo diagnosticado com paralisia cerebral não desiste de trabalhar. Mesmo com as limitações que seu diagnóstico impõe, Bill não desiste e se torna um dos melhores vendedores de porta em porta da sua empresa. Mas para isso, sua jornada é longa e ele precisa lidar e conviver com o preconceito, rejeição entre outros desafios.

Além de emocionar, o filme traz um grande exemplo de humanidade, paciência, determinação para conquistar seus objetivos e empatia. Empreender exige muito do lado humano de cada um, e não deve ser deixado de lado no momento ir atrás dos seus sonhos profissionais.

Onde assistir?

→ Mesma situação do filme anterior, por ser mais antigo você encontra ele disponível e completo no YouTube sem maiores dificuldades ou buscando em sites na internet.

5: A procura da felicidade (2006)

Um clássico que muitos já assistiram na sessão da tarde. A história é baseada na história real de Chris Gardner, pai solteiro que acaba tendo sua vida virada de cabeça para baixo, além dos inúmeros problemas financeiros que surgem. Com trabalho e dedicação, Chris consegue dar a volta por cima e retomar o controle da sua vida.

O filme é repleto de ensinamentos sobre empreender, mas acima disso ele reforça a mensagem de que é preciso estudar, aprender, superar seus bloqueios e correr atrás com persistência, para assim, conquistar o que se almeja.

E como o próprio Chris fala: “Você nunca alcançará 100% se contentando com 99%”.

Onde assistir?

→ Você encontra ele na Amazon Prime e Netflix. Além de poder alugar no YouTube.


Todos esses filmes são inspiradores e recheados com dicas, reflexões e ideias sobre empreender. Vale a pena dedicar um tempo para se aprofundar nos conhecimentos que as produções cinematográficas podem proporcionar ao seu negócio.

Além dessas nossas indicações, existem vários outros artigos que indicam outros filmes, documentários que podem contribuir para essa expansão da sua mente empreendedora!