5 livros sobre gestão de negócios para ler em 2020

Isabella Schmitt
29 de maio de 2020

No nosso quarto e último post que reúne dicas de livros para ler ao longo de 2020, vamos falar sobre as leituras que refletem, de algum modo, sobre a gestão de negócios. Tanto para você que já tem o seu quanto para você que pensa em talvez, algum dia, ser empreendedor. 

Caso você tenha perdido algum post anterior dessa nossa primeira série de publicações, você pode acessar pelos links a seguir:

Dando sequência ao nosso tema de hoje, confira a seguir os nossos achados literários sobre gestão de negócios!


Top 5 de livros sobre gestão de negócio:

Esse tópico reunimos obras que, de certo modo, poderiam ser citadas nos post anteriores, os assuntos que cercam cada um tem similaridades fortes e não permitem que sejam classificados com tanto rigor. Por isso, nessa nossa lista você vai encontrar obras que falam de investimentos, hábitos, negócios inovadores. Acreditamos que independente do momento profissional que esteja, a leitura vai contribuir para outros setores e que posteriormente podem ajudar no ramo profissional, caso seja necessário.

N° 1: A Arte da Guerra

Escrito por: Sun Tzu.

Publicado por: Buzz Editora.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Escrito a mais de 2 mil anos, mas que se mantêm atemporal e atual. Criado inicialmente para ser um manual de guerra, ele vem com o propósito de falar sobre vencer na vida, na conquista dos seus objetivos. Sun Tzu relata de forma clara e objetiva temas que vão muito além da guerra vivida naquele período, retrata a busca pela paz interior, a paz com nós mesmos.

“A Arte da Guerra” nos ensina valiosas lições de gestão e liderança através da análise da atuação ideal de um exército. O leitor descobrirá aqui, dentre outras coisas, a importância de delegar tarefas, pois isto “pode descobrir talentos ao usar a ambição dos soldados”, ou ainda o poder de um objetivo comum, já que “vencerá aquele que tem as tropas unidas por um propósito”. Pode parecer surpreendente, mas “A Arte da Guerra” revela táticas que na verdade pretendem abreviar a guerra em si, ou ainda mesmo criar condições para conseguir uma vitória sem sequer enfrentar uma batalha. A principal ‘arma’ empregada por Sun Tzu é a aplicação do princípio do contrário, ou seja, utilizar-se de estratégias em que você mostra sempre o contrário do que pretende. Só assim se consegue uma vitória rápida, graças à surpresa dos adversários. Esta edição que você tem em mãos tem ares de definitiva, já que, além de o texto ter sido modernizado, foi traduzida diretamente do chinês. Um livro inesgotável.”

N° 2: O Poder 80/20: Como Aplicar as leis da Natureza em sua Vida e nos Negócios

Escrito por: Richard Koch.

Publicado por: Editora Gutenberg.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Voltado para o desenvolvimento do seu negócio, esse livro irá trazer muitas lições e dicas que irão ajudar você a identificar quais são os 20% essenciais que vão criar os resultados significantes, para você obter mais de seu negócio e de sua própria vida, utilizando menos tempo, dinheiro, recursos e energia e conseguindo muito mais.

“Quando você aprender a usar as Leis da Natureza a seu favor verá que o sucesso é apenas a consequência de sua escalada rumo ao topo. Você tem a impressão de que mesmo fazendo tudo do jeito certo não obtém os resultados esperados? Quantas vezes sentiu que precisava mudar o rumo da sua carreira, mas teve medo de arriscar? Ou apostou alto em um projeto certeiro e só teve prejuízos? Quantas vezes questionou se a cooperação seria melhor do que a competição? Ou ficou na dúvida entre seguir sua intuição ou analisar friamente uma situação?Esqueça todas as fórmulas e teorias ultrapassadas que tentam te ensinar a ser bem-sucedido. Tudo o que você precisa está ao seu redor, e Richard Koch te mostrará como desvendar os segredos da Ciência do Sucesso para solucionar todos esses dilemas.”

N° 3: Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo

Escrito por: Jeff Sutherland.

Publicado por: Editora Sextante.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

O livro traz como a metodologia Scrum é capaz de potencializar o trabalho dedicado a uma determinada tarefa. A metodologia Scrum é realizar paradas regulares para checar se o projeto está caminhando no caminho certo, identificar as dificuldades e obstáculos que estão encontrando, avaliar se algo pode ser mudado para obter resultados melhores e mais rápidos e ir sempre checando se os resultados obtidos estão compatíveis com aqueles esperados. Isto se chama “inspeção e adaptação”.

“É inegável a máxima de que o mundo e tudo a seu redor vêm sofrendo um processo de mudança contínuo cada vez mais rápido. Para aqueles que acreditam que deve haver uma maneira mais eficiente de se fazer as coisas, este é um livro instigante sobre um processo de gestão que está mudando a maneira como vivemos. Desde o advento do método, já foram registrados ganhos de produtividade de até 1.200%. Jeff Sutherland, empreendedor que desenvolveu a primeira equipe Scrum, há mais de vinte anos, apresenta seu método de maneira brilhante e lúcida. Construído mediante insights de artes marciais, tomadas de decisão judicial, combate aéreo avançado, robótica e outras naturezas diversas, Scrum é método prático e fascinante. Seja para inventar uma tecnologia pioneira ou para estabelecer os alicerces de prosperidade de uma família, a razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudá-lo a alcançar o que outros consideram inatingível.”

N° 4: Pense Simples: Você só Precisa dar o Primeiro Passo para ter um Negócio Ágil e Inovador

Escrito por: Gustavo Caetano.

Publicado por: Editora Gente.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Se você busca entender melhor sobre a realidade cerca do universo empreendedor, este livro é uma boa dica. Gustavo Caetano compartilhar dicas que obteve ao longo da sua carreira, através de erros e acertos, ele reúne sem uma fórmula mágica, mas sim de modo real como empreender e inovar é muito mais simples do que imaginado.

“Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado.
Hoje temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: INOVAR!
A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo. O que ele mais quer é ver o leitor inovar também. Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é SIMPLES.”

N° 5: Princípios da Administração Financeira

Escrito por: Lawrence J. Gitman.

Publicado por: Editora Pearson Universidades.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Mais uma leitura importante para se entender mais sobre empreendedorismo, finanças e administração, esta obra é capaz de transitar por diversas áreas trazendo profundidade sobre os temas para serem aplicados de modo eficaz a sua rotina.

“Um clássico – assim pode ser definido Princípios de administração financeira, de Gitman, que há mais de dez anos ajuda estudantes de graduação em administração, economia e ciências contábeis a entender de fato os conceitos e as técnicas da área. Em total sintonia com as tendências no ramo da educação, esta nova edição traz as seções “Em sua vida pessoal”, que mostra como os estudantes podem utilizar os tópicos apresentados nos capítulos em seu dia a dia, e “Exemplo de finanças pessoais”, que demonstra como aplicar os conceitos, as ferramentas e as técnicas da administração financeira nas decisões financeiras pessoais. Outra novidade são os apêndices brasileiros, que complementam os principais tópicos apresentados no livro, conferindo-lhes uma contextualização local. Entre outros assuntos, esses apêndices abordam o impacto da Lei Sarbanes-Oxley para as empresas brasileiras, as consequências da transição da contabilidade brasileira para o padrão IFRS e os aspectos de tributação das pessoas jurídicas no Brasil. Todos esses novos recursos atrelados ao já conhecido sistema de ensino/aprendizagem de Gitman, proporcionam algo que parecia impossível: tornam esta nova edição ainda mais completa, didática e interessante.”

E porque o fim não acaba aqui…

Bônus N° 1: Transformando Networking em Negócios

Escrito por: Jorge Menezes.

Publicado por: Editora Alta Books.

Disponível em: Livro físico na Amazon.

Resumidamente o livro traz quatro fatores principais que são desenrolados ao longo do livro, como: ampliar sua visão, para que possa localizar oportunidades e ameaças no ambiente, ajudar a identificar padrões de comportamento, para usá-los a seu favor quando estiver construindo alianças, ajudá-lo a desenvolver uma rede de relacionamentos sólida e confiável, e finalmente, ampliar sua capacidade de se adaptar às mudanças do ecossistema empresarial com velocidade e eficiência.

“Durante a leitura do livro, faremos você pensar sobre como vem cuidando de seus relacionamentos e da sua rede de contatos. Mostraremos como profissionais de sucesso aprenderam a construir suas carreiras baseados em uma sólida rede de relacionamentos pessoais e profissionais, e principalmente, como utilizam esta rede para conquistar reconhecimento e destaque profissional. Logo, Transformando Networking em Negócios destina-se aos profissionais que desejam obter o máximo de retorno de sua rede de relacionamentos, através do uso de técnicas e ferramentas que ampliem suas habilidades em estabelecer contatos, influenciar pessoas e conquistar patrocinadores para suas ideias e projetos.”

Bônus N° 2: Rápido e Devagar

Escrito por: Daniel Kahneman.

Publicado por: Editora Objetiva.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Daniel Kahneman aborda nessas duas formas de pensar, como a mente humana processa esses dois modos de pensamento, sendo um mais ágil, intuitivo e ligado ao emocional e o outro modo mais lenta, resolutiva e lógica. Trazendo de modo mais profundo os conceitos da psicologia e da economia, se torna um livro que vai muito além de como aplicar na gestão do seu negócio, mas pode ser aplicado em todos os setores da sua vida.

“Kahneman expõe as capacidades extraordinárias – e também os defeitos e vícios – do pensamento rápido e revela a influência das impressões intuitivas nas nossas decisões. Comportamentos tais como a aversão à perda, o excesso de confiança no momento de escolhas estratégicas, a dificuldade de prever o que vai nos fazer felizes no futuro e os desafios de identificar corretamente os riscos no trabalho e em casa só podem ser compreendidos se soubermos como as duas formas de pensar moldam nossos julgamentos. As questões colocadas por Kahneman se revelam muitas vezes inquietantes: é verdade que o sucesso de um investidor é completamente aleatório e que sua habilidade no mercado financeiro é apenas uma ilusão? Por que o medo de perder é mais forte do que o prazer de ganhar? Kahneman revela quando podemos ou não confiar em nossa intuição. Oferece insights práticos e esclarecedores sobre como tomamos decisões nos negócios e na vida pessoal, e como podemos usar diferentes técnicas para nos proteger contra falhas mentais que muitas vezes nos colocam em apuros.”

Bônus N° 3: Os Axiomas de Zurique

Escrito por: Max Gunthen.

Publicado por: Editora Best Business.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Esse é um dos livros mais recomendados quando pesquisamos sobre investimentos e gestão de negócios. Esse livro traz “Axiomas” ou verdades inquestionáveis que são, ou já foram usadas por grandes banqueiros da Suíça, que atualmente é um dos sistemas bancários mais ricos do mundo. Esses “Axiomas” que o livro retrata podem ser aplicados em qualquer investimento, onde você precise assumir um certo controle diante de possíveis riscos.

“Milionários de todos os continentes aplicam no país não só pelo anonimato oferecido por suas instituições financeiras. Investidores que sabem como poucos ganhar dinheiro por meio de métodos e princípios que funcionam em qualquer lugar, sob quaisquer condições econômicas. Max Gunther revela os segredos de um grupo exclusivo de homens que, depois da Segunda Guerra Mundial, resolveu ganhar dinheiro investindo em várias frentes, de ações a imóveis, de commodities a moedas estrangeiras. Ganharam muito e transformaram a Suíça em um dos países mais abastados. Neste livro, o autor apresenta as regras e princípios infalíveis que esses banqueiros estabeleceram para diminuir riscos e aumentar lucros. Essas regras preciosas estão divididas em 12 Axiomas principais e 16 secundários, que devem ser seguidos em busca de especulações de sucesso.”


E assim chegamos ao fim… 

Assim chegamos ao fim nossa série de publicações sobre indicações de livros. Ao longo desses quatro post foram abordados vários livros divididos em quatro tópicos, mas que facilmente podem ser misturados e indicados para outras áreas. Cada vez mais as leituras se tornam fluidas e capazes de serem aplicadas em mais de um setor das nossas vidas, basta saber tirar de cada lição a melhor forma de aplicar naquele momento de vida.

Saber transitar entre temas, se aprofundar em assuntos, que muitas vezes, fogem da nossa área profissional é cada vez mais necessário em um mundo cada vez mais fluído, onde saber se adaptar e entender um pouco de tudo apenas acrescenta e favorece.

Cada livro aqui foi pensado e selecionado com muito cuidado para que pudesse abranger o máximo de pessoas diferentes e em buscas de propósitos diferentes. Demos apenas o início da sua busca por conhecimentos que abordam desde o comportamento da mente humana a até como potencializar seu negócio.