5 livros sobre hábitos para ler em 2020

Isabella Schmitt
23 de junho de 2020

A terceira parte da nossa série: 5 para você ler em 2020 traz alguns livros que falam sobre hábitos e como eles podem influenciar na sua vida financeira. Mudar hábitos é sempre difícil e reconhecê-los é ainda mais, mas acaba sendo um processo necessário para se obter grandes conquistas futuramente.

Nesse post vamos trazer alguns livros populares e outros nem tanto que falam sobre hábitos e como usá-los ao nosso favor.

Caso você tenha perdido algum post anterior dessa nossa primeira série de publicações, você pode acessar pelos links a seguir:


Top 5 de livros sobre hábitos:

Nossos hábitos são construídos através de vários fatores externos dos quais somos expostos diariamente, desde o momento em que nascemos. Ao longo do tempo vamos mudando esses hábitos conforme melhor vemos o nosso lugar na sociedade em que estamos inseridos. Mudar hábitos é sempre um grande desafio que deve ser encarado com muita força de vontade, e muitos desses costumes, nem sabemos direito que temos de tão enraizados no nosso cotidiano. Nossas dicas de leitura sobre hábitos nos ajuda a identificá-los e a utilizá-los para melhor usufruímos deles.

N° 1: O Poder do Hábito

Escrito por: Charles Duhigg.

Publicado por: Editora Objetiva.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Um dos clássicos quando o assunto é hábito, é umas das leituras fundamentais para se entender o comportamento humano e como os nossos hábitos são constituídos e como podemos alterar aqueles considerados nocivos e que nos prejudicam. Essa leitura que pode te ajudar a mudar qualquer hábito, desde da sua vida pessoal até a financeira.

“Durante os últimos dois anos, uma jovem transformou quase todos os aspectos de sua vida. Parou de fumar, correu uma maratona e foi promovida. Em um laboratório, neurologistas descobriram que os padrões dentro do cérebro dela mudaram de maneira fundamental. Publicitários da Procter & Gamble observaram vídeos de pessoas fazendo a cama. Tentavam desesperadamente descobrir como vender um novo produto chamado Febreze, que estava prestes a se tornar um dos maiores fracassos na história da empresa. De repente, um deles detecta um padrão quase imperceptível – e, com uma sutil mudança na campanha publicitária, Febreze começa a vender um bilhão de dólares por anos. Um diretor executivo pouco conhecido assume uma das maiores empresas norte-americanas. Seu primeiro passo é atacar um único padrão entre os funcionários – a maneira como lidam com a segurança no ambiente de trabalho -, e logo a empresa começa a ter o melhor desempenho no índice Dow Jones. O que todas essas pessoas têm em comum? Conseguiram ter sucesso focando em padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Tiveram êxito transformando hábitos. Com perspicácia e habilidade, Charles Duhigg apresenta um novo entendimento da natureza humana e seu potencial para a transformação.”

N° 2: Mindset: A nova psicologia do sucesso

Escrito por: Carol S Dweck.

Publicado por: Editora Objetiva.

Disponível em: Livro físico na Amazon  e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Esse livro é fundamental para entendermos como pequenos pensamentos são capazes de desencadear uma série de práticas na nossa vida. Ter a consciência sobre cada pensamento e atitude contribui para aperfeiçoamos como enxergamos e lidamos com a nossa vida e os imprevistos que nos rodeiam.

“Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.”

N° 3: Os 7 Hábitos das pessoas Altamente Eficazes: Lições para a Transformação Pessoal

Escrito por: Stephen R Covey.

Publicado por: Editora Best Seller.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Eleito um dos livros mais influentes do século XX pela Forbes, é mais um daqueles livros que devemos ler em mais de um momento da vida. Essa leitura vai te fazer pensar e refletir sobre cada ponto da sua vida, além de, trazer dicas para o seu planejamento financeiro.

“O livro de negócios mais importante do Século XX Presença constante na lista de best-sellers, Os 7 hábitos das pessoas altamente eficientes ganha uma nova edição, revista e ampliada, para comemorar seus 25 anos. Desde a primeira publicação da obra, muita coisa mudou no mundo empresarial e político. No entanto, os 7 hábitos estabelecidos por Stephen Covey são eternos e imutáveis, guiando e ajudando inúmeras pessoas neste meio século ― sejam elas chefes de Estado ou indivíduos comuns.”

N° 4: Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Escrito por: Dale Carnegie.

Publicado por: Companhia Editorial Nacional.

Disponível em: Livro físico na Amazon e na versão ebook disponível para download na Amazon kindle Unlimited.

Saber nos comunicar é algo fundamental e que fazemos desde que nos conhecemos por gente, mas esse livro mostrar o quanto transmitir uma ideia ou um projeto com técnicas corretas podem facilitar a influenciação sobre o nosso público, sejam eles nossos amigos ou pessoas de fora do nosso círculo social.

“O guia clássico e definitivo para relacionar-se com as pessoas Não é por acaso que, mais de setenta anos depois de sua primeira edição, depois de mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como fazer amigos e influenciar pessoas segue sendo um livro inovador, e uma das principais referências do mundo sobre relacionamentos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Os conselhos, métodos e as ideias de Dale Carnegie já beneficiaram milhões de pessoas, e permanecem completamente atuais. Carnegie fornece, nesse livro, técnicas e métodos, de maneira extremamente direta, para que qualquer pessoa alcance seus objetivos pessoais e profissionais.”

N° 5: Blink: A Decisão num Piscar de Olhos

Escrito por: Malcom Gladwell.

Publicado por: Editora Sextante.

Disponível em: Livro físico na Amazon  e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Essa indicação literária vai um pouco mais a fundo no nosso cognitivo, analisando como processamos algum fato nos seus primeiros segundos em contato com nosso cérebro. Profundo e repleto de relatos pessoais que exemplificam de forma prática cada estudo, Blink também exemplifica que o famoso ditado popular “Pensar demais atrapalha” realmente tem fundamento e pode nos prejudicar.

“Por que algumas pessoas são brilhantes ao tomar decisões e outras são incapazes de fazer a escolha certa? Por que algumas são bem-sucedidas ao seguir sua intuição enquanto outras se deixam levar por preconceitos e cometem grandes erros? Como nosso cérebro funciona no trabalho, na sala de aula, na cozinha e na cama?
Baseado em fundamentos científicos, Blink é um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito. Para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes, como o caso do especialista em arte que, num único relance, descobriu que uma escultura comprada por uma fortuna pelo Museu Getty era uma falsificação; o produtor que percebeu todo o potencial de Tom Hanks no instante em que o conheceu; o psicólogo que, só de observar um casal conversar por apenas alguns minutos, consegue prever quanto tempo vai durar aquele relacionamento; entre outras.”

E não termina por aqui…

Nessa próxima sugestão trazemos um livro um pouco diferente dos demais, mas que ainda assim aborda uma perspectiva interessante. O livro tem como proposta, trazer como nossas motivações de bons resultados não devem estar ligadas diretamente a recompensa financeira e nas consequências que essa a atitude tem sob nosso sistema.

Bônus : Motivação 3.0

Escrito por: Daniel H. Pink.

Publicado por: Riverhead Books.

Disponível em: Livro físico na Amazon  e na versão ebook disponível para download na Amazon Kindle Unlimited.

Com título original em inglês de Drive: The Surprising Truth about What Motivates Us. A adaptação para português de Daniel Pink revela o resultado de uma longa pesquisa sobre como a divergência entre a ciência da motivação e as práticas corporativas podem influenciar nossa vida. No livro é possível encontrar exemplos de empresas que resolveram inovar no modo de como motivar seus colaboradores, para que assim, continuem a ter resultados eficazes e de modo equilibrado.

“A maioria das pessoas acredita que a melhor maneira de motivar é com recompensas como dinheiro – a abordagem da cenoura e pau. Isso é um erro, diz Daniel H. Pink (autor de To Sell Is Human: The Surprising Truth About Motivating Others). Neste novo livro provocador e persuasivo, ele afirma que o segredo do alto desempenho e da satisfação – no trabalho, na escola e em casa – é a necessidade profundamente humana de dirigir nossas próprias vidas, aprender e criar coisas novas e fazer melhor por nós mesmos e pelo nosso mundo.”

Entender e saber como modificar e usar seus hábitos a seu favor, contribuem tanto para uma vida pessoal mais equilibrada quanto para a vida profissional. Muitos desses hábitos podem surgir no decorrer da sua atividade profissional e se tornarem gatilhos para dezenas de outros hábitos. Sabemos que existem inúmeros outros livros que tratam desse assunto que são recomendados em cursos, por amigos e até terapeutas para aprofundar o conhecimento individual. Compreender um pouco mais como funcionamos é fundamental para que consigamos aprofundar outros conhecimentos.


Assim encerramos nossa série de dicas literárias, esperamos que tenham gostado. No atual momento que vivemos, podemos aproveitar o tempo que temos de sobra para aprender ou até mesmo dar continuidade a aquelas áreas que gostamos, ou temos curiosidade de saber mais!