A Black Friday vem aí e seu negócio está preparado para essa data?

Isabella Schmitt
27 de novembro de 2020

A data mais aguardada para que vende, e também para quem compra, está chegando! A Black Friday promete grandes expectativas positivas para os dois lados dessa balança.

O ano de 2020 não vem sendo o ano mais fácil, bem pelo contrário, por mais que inúmeros desafios tenham surgido ao longo dos últimos meses, como: crise econômica, lojas fechadas por longos períodos, aumento no número de desempregos, tudo isso  abalou a todos de alguma forma. 

Mas se olharmos esse ano por outra perspectiva, iremos ver novas oportunidades para os negócios, a possibilidade de continuar vendendo, mesmo que de, forma digital abre um novo cenário, além de favorecer para que seu negócio se torne ainda mais visível e atinja públicos maiores. Os e-commerces obtiveram um crescimento estrondoso neste ano marcado pela pandemia.

Para você ter ideia:

Só primeiro semestre do ano já trouxe muitos resultados positivos para quem já aderiu aos negócios e vendas digitais. As vendas online cresceram cerca de 32,6%, mais que o dobro se comparado com o mesmo período de 2019, segundo dados da Compre&Confie.

Além desse aumento nas vendas online, a forma de pagamento que os consumidores estão usando, também vem sofrendo mudanças. As vendas por cartão de crédito, por exemplo, cresceram 14,1% no primeiro trimestre de 2020. A praticidade e a segurança que esse meio oferece, se torna um grande atrativo.

Tudo isso foi um resultado dessa maior segurança e praticidade que comprar online proporciona, ainda mais nesse período onde não sair de casa ainda é uma questão de segurança. Outro número surpreendente, foi que nesse período cerca de  7,3 milhões de pessoas compraram pela primeira vez de forma online. Mesmo que todas essas pessoas acabem não comprando de forma tão frequente, boa parte ainda vai optar por esse formato para alguma compra específica, por ter uma maior possibilidade de pesquisa, comparação de preços e de produtos.

Nesse momento, proporcionar boas experiências de compras para esses novos usuários que também estão conhecendo e explorando essas novas possibilidades online são importantes, pois assim, as chances dele voltar a comprar são ainda maiores.

3 dicas para a black Friday ser uma data de sucesso para o seu e-commerce

Por mais que o ano esteja com tudo para quem tem um e-commerce, marketplace, loja virtual ou afins, a Black Friday vêm para aumentar suas vendas. A data pode ser uma grande oportunidade para você converter aquele futuro cliente que já acompanha os seus produtos e serviços, mas que ainda precisava daquele “empurrãozinho” para virar seu cliente.

Reunimos essas três dicas para potencializar suas vendas, seja ela de serviços ou produtos, essas dicas funcionam para todos os tipos de negócio!

Detalhe: nas dicas você vai ler muito a palavra produto, mas o termo produto utilizado aqui vai referir-se tanto a um produto de fato quanto um serviço que você possa vender e comercializar e que o consumidor esteja disposto a pagar por ele. Usamos a palavra produto, apenas para ser mais prático.

#1 – A sua venda começa na apresentação

Apresentar seu produto/serviço de um modo atrativo, contribui para que ele seja vendido. Sabe aquela frase popular: “o que não é visto não é vendido”, então é exatamente isso.

Seu produto, por mais comum que seja, contém um diferencial. E é esse diferencial que você precisa mostrar ao público, como também uma forma de argumento, para que eles prefiram o que seu negócio oferece e não os dos demais.

Planejar a apresentação, pode até parecer complexo, mas existem algumas perguntas que podem te ajudar nesse processo. Por isso reflita e anote os tópicos que surgirem desse processo para te auxiliarem na criação da sua apresentação. 

→ Como você vê o seu produto?

→ Qual imagem seu produto passa atualmente ao público?

→ Porque o seu produto se destaca?

Essas são perguntas iniciais e ao longo desse processo você pode usar outras. O que vale é dar uma atenção nessa etapa para que seu produto condiga com a imagem apresentada.

#2 – Divulgação

A divulgação é muito importante, ela mescla os resultados do planejamento da sua apresentação do seu produto e ainda leva em conta outros dois favores: a foto e a descrição do seu produto.

Outro detalhe para você cuidar da sua imagem digital, as redes sociais podem ser uma grande aliada no processo. Manter uma presença ativa, além de ajudar na divulgação, auxilia a criar um bom relacionamento com seu público.

Foto 

A foto, muitas vezes, é o fator decisivo para o consumidor fazer ou não uma compra. Independente de qual segmento é o seu negócio, uma boa foto ajuda e muito o consumidor a se interessar pelo seu produto.

Muito mais do que mostrar, a foto também pode envolver, causar sentimento e afinidades. Aqui a chave da questão é fugir do simples de apenas registrar o seu produto e seus detalhes. Crie uma história, cenários e composições que complementam seu registro e crie toda uma estrutura de apoio para o seu produto.

Solte a criatividade, brinque, explore e inove no seu segmento sem ter medo! E lembre-se fazer tudo isso não precisa ser algo caro, utilize elementos que você já tenha, se inspire em outras fotografias. Com uma boa luz, alguns elementos bem pensados e que você já possui e uma câmera de celular já é o suficiente e traz bons resultados.

→  Descrição

Utilize as descrições como um complemento para suas fotos, de forma que que ela explique e contenha todos os principais detalhes do seu produto e esclareça as principais dúvidas que possam surgir.

Quanto mais detalhes, mais fácil do consumidor encontrar aquilo que ele busca.

Uma imagem pode valer mais que mil palavras, sim! Mas a descrição ajuda o consumidor a ter uma ideia melhor do produto, afinal estando no ambiente online, em alguns casos, fica mais difícil ter uma real noção sobre o seu produto.

Capriche e se atente a esses dois fatores para que sua divulgação seja ainda mais eficaz.

#3 – Agora é hora de vender!!

Agora que você pensou sua apresentação, sua divulgação chegou o momento final, e agora é só vender, certo? Errado, o momento de vender também exige planejamento.

A Black Friday é uma data marcada pelos descontos e promoções atrativas, mas é preciso ter cuidado. Você precisa oferecer descontos que, além de serem atrativos para o seu cliente, ainda te ofereçam uma boa margem de lucro sob a venda.  Nesse ponto vale a pena estudar seu plano de promoção.

→ Plano de promoção: é importante planejar para que os seus descontos sejam, de fato, vantajosos para o seu cliente. Isso não significa apenas proporcionar um preço menor, essa promoção pode ser através de:  brindes, frete grátis, kits especiais onde o preço compense ou até mesmo descontos progressivos, que já são bem conhecidos pelo público. 

As formas são inúmeras, basta que elas de fato tragam benefícios para ambos os lados.


O melhor dessas três dicas é que elas podem ser aplicadas em diferentes contextos de datas sazonais, que tradicionalmente já acabam sendo características do grande aumento e fluxo de vendas. Como, por exemplo: natal, dia das mães, páscoa, dia dos pais, dia dos namorados, dia das crianças entre outras datas que já fazem parte dos nossos calendários e rotinas!

Agora é a hora de dar os últimos ajustes para que sexta-feira seja de muitas vendas no seu negócio! E não esqueça, com o natal se aproximando vale já investir nessas dicas ao longo do mês de dezembro!