A Retrospectiva de 2020 do Safe2Pay Blog

Isabella Schmitt
30 de dezembro de 2020

Enfim chegamos ao final de 2020, o ano que parece ter durado 84 anos ao mesmo tempo que passou voando e passou longe de ser um ano fácil, tranquilo… 

Um ano marcado por uma pandemia das piores pandemias da história, a pandemia do Covid-19 marcou a todos, assim como a nossa história, além de mudar nossos hábitos e nossa relação com os cuidados com a saúde. Mas além da pandemia, outros acontecimentos marcaram o ano, muitos de forma trágica.

Mas além do Covid-19, vivenciamos grandes transformações econômicas, como os pagamentos instantâneos, novos formatos de consumo e vendas, modelos de trabalho também sofreram a adaptação com o home office. Não podemos esquecer que esses acontecimentos também contribuíram, de forma positiva, para muitos negócios pudessem se renovar e expandir suas vendas, migrando para o meio digital.


Um pouco do que aconteceu em 2020…

Em um ano com tantos acontecimentos, momentos diferencieis chegou a hora de relembrar algumas coisas que aconteceram neste ano. Por isso, selecionamos os seis acontecimentos de 2020 para fazer parte da nossa retrospectiva!

➤ A pandemia do coronavírus

Bem, a pandemia do Covid-19 foi algo que impactou todos os setores da sociedade de uma forma global e com consequências que até hoje estão sendo calculadas. Países com fronteiras fechadas, indústria paralisando devido às medidas restritivas, comércio físico fechado por longos meses, uma crise econômica que ninguém imaginava vivenciar em 2020.

A chegada dos pagamentos instantâneos com o PIX

A mais nova novidade do Banco Central, e ainda anunciada em 2019. O PIX começou a funcionar de forma nacional em novembro de 2020, proporcionando mais agilidade na hora de transferir e pagar — em até 10 segundos —, funcionando 24 horas e 7 dias por semana e ainda sem taxas para pessoas físicas.

O boom das vendas online

De um lado tivemos os comércios físicos fechados por conta da pandemia do Covid-19, já de outro pudemos observar o grande crescimento do comércio online. Muitos aproveitaram esse momento para embarcar no comércio online. Segundo a ABCom, as vendas online cresceram 56,8% de janeiro a agosto de 2020.

A mudança na forma como compramos 

Em 2020 tivemos que aprender a comprar de modo online, tanto por conta do comércio fechado na maior parte do ano, quanto pela segurança de evitar a aglomeração. O número de pessoas que compraram online pela primeira vez em 2020, cresceu 40% se comparado com os demais anos. 

Novas formatos de trabalho

O home office foi outro fato que ganhou espaço, repercussão e algumas discussões. Muitas empresas notaram que com o home office total, sua equipe aumentou a produtividade, as despesas com aluguéis e estrutura diminuíram, o que possibilitou a contratação e oferecimento de recursos para seus colaboradores trabalharem de casa. O home office já era uma tendência esperada para mais alguns anos, mas com a pandemia acabou se antecipando.

Vidas negras importam

Outro fato que vale a pena ser lembrado, é o quanto as manifestações e a luta contra o racismo cresceram em 2020. Em um ano onde houve tantas mortes pela pandemia do coronavírus, também presenciamos a pandemia de mortes sem escrúpulos e das formas mais bárbaras de pessoas negras, simplesmente pela sua cor. O racismo estrutural da nossa sociedade precisa acabar!


Além disso, no cenário tanto global quanto nacional, 2020 foi marcado por muitos acontecimentos, por crises, rupturas e descobertas. Foi um ano que exigiu que todos nós nos adaptássemos a uma nova situação. Precisamos olhar para esse ano e aprender com ele, buscar o melhor em meio às adversidades e dificuldades.

Mas 2020 também foi o ano do nosso blog!

Muitos projetos cresceram e tomaram forma aqui dentro da Safe2Pay também, entre eles está o nosso blog. Em 2020 criamos e publicamos 43 artigos sobre tecnologia, economia, tendências, dicas, participações e muito mais. Ao longo desse ano, cada artigo que pesquisamos e escrevemos buscamos proporcionar assuntos que, além de relevantes, também pudessem contribuir com o seu negócio. 

Por isso, selecionamos 5 artigos que publicamos ao longo desse 2020 para você ler e aproveitar!

→ Home office: 7 dicas para você render mais na quarentena

O ano começou com boa parte das pessoas tendo que se adaptar às rotinas de home office. O que para alguns pode ser mais fácil, para outros é uma tarefa muito mais difícil. Mas para todos os tipos de pessoas, existem dicas que podem deixar esse processo ainda mais fácil, além de ajudar na produtividade.

Você pode ler o post neste link: https://safe2pay.com.br/blog/home-office-7-dicas-para-voce-render-mais-na-quarentena.

→ Quais são as empresas que estão crescendo na quarentena?

Não podemos negar, muitos setores tiveram alta exponencial durante a pandemia. Muito porque houve uma maior procura por esses setores, como: higiene, materiais de proteção individual, etc. Mas outros setores, nem tão populares, também obtiveram um crescimento enorme nesse período.

Você pode ler o post neste link: https://safe2pay.com.br/blog/quais-sao-as-empresas-que-estao-crescendo-na-quarentena.

→ A geração das empresas unicórnios

2020 foi marcado pela procura dessas grandes empresas do mercado, que se tornaram o grande objetivo para muitas startups. Se tornar um unicórnio em um mercado cada vez mais exigente e concorrido, exige muito trabalho e empenho de todos. Que tal conhecer os unicórnios brasileiros?

Você pode ler o post neste link: https://safe2pay.com.br/blog/a-geracao-das-startups-unicornios.

→ 5 canais no youtube para quem gosta de economia e finanças

Neste ano, muito dos nossos posts foram de dicas e um deles foi justamente esse. O Youtube é uma das plataformas de vídeos mais conhecidas e utilizadas no mundo, muito por conta dos conteúdos de entretenimento, mas que também contém muitos conteúdos voltados para a educação, incluindo a educação financeira.

Você pode ler o post neste link: https://safe2pay.com.br/blog/5-canais-no-youtube-para-quem-gosta-de-economia-e-financas.

→ LGPD: Como as novas determinações afetam o seu negócio?

E por fim, nosso último post de retrospectiva é um assunto recente e que promete grande repercussão para o próximo ano ainda. A LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados, veio para deixar mais transparente a nossa relação de usuários com sites online, o que é feito com nossos dados, com o que estamos de fato concordando nos termos de uso e tudo sem aquelas letras miúdas que ninguém lê.

Você pode ler o post neste link: https://safe2pay.com.br/blog/lgpd-como-as-novas-determinacoes-afetam-seu-e-commerce


Entre nossos posts, também rolou muita coisa legal na nossa página do instagram — aproveita e segue a gente @safe2pay.br —; o Safe2Cast nasceu e já está disponível no Spotify; além da nossa presença no LinkedIn.

2020 proporcionou a realização de muitos projetos e em 2021 a gente vai vir com muitas novas ideias, projetos. Queremos estar ainda mais próximos de vocês, produzindo e levando conteúdos bacanas e de qualidade. Que de fato, façam e contribuam de alguma forma para você.

Sabemos que o ano não foi fácil, tivemos perdas, momentos difíceis… mas não podemos perder a esperança que podemos fazer a diferença no próximo ano!

Até 2021!