Carteiras digitais: você sabe como funciona essa nova tendência?

Isabella Schmitt
22 de setembro de 2020

Cada vez mais populares, as e-wallet ou carteira digital já são bem conhecidas e utilizadas no mercado. Sinônimo de praticidade para alguns e para outros ainda deixa dúvidas no quesito segurança.

Esse novo formato de pagamento pode ser uma grande oportunidade para seu negócio se manter atualizado, e assim, crescendo cada vez mais.

Se você quer saber como essas carteiras digitais funcionam, se são seguras, quais são as principais opções disponíveis no mercado, continue lendo esse post para saber mais sobre o assunto.

O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais ou e-wallets são uma tecnologia desenvolvida para realizar pagamentos de modo seguro, prático e tudo através do seu smartphone ou dispositivo eletrônico. Tudo isso sem qualquer necessidade do seu cartão de crédito ou débito em mãos.

Essa nova forma de pagamento chegou no Brasil ainda em 2018, mas em pouco tempo se popularizou entre o público. Práticas e 100% digitais, se tornaram algo essencial entre os smartphones, afinal, nada mais versátil que ter tudo que precisa a um toque na tela.

Para você entender melhor, as carteiras digitais podem utilizar duas tecnologias para realizar as transferências de crédito e/ou débito, sendo elas:

→ Via QR Code: o celular lê o QR Code do estabelecimento para concluir transação.

→ Via NFO: a transação é feita através da aproximação entre dois dispositivos.

Mas não para por aí…

Sendo mais conhecidas por serem utilizadas com smartphones, as carteiras digitais também podem ser usadas de outras formas e em outros aparelhos como, por exemplo:

  • Carteira digital móvel: é a que mais conhecemos e usamos. Elas são em forma de aplicativo e podem ser baixadas em quase todos os aparelhos celulares.
  • Carteira digital de desktop: já esse tipo pode ser usada diretamente do seu computador, você baixa o aplicativo e pronto.
  • Carteira digital online: são como uma conta bancária, mas online e através delas é possível efetuar diversas operações financeiras.

Além de também existirem outros modelos como: carteira digital de hardware e carteira digital de papel, que não são tão conhecidos ou utilizados no nosso cotidiano.

A praticidade dentro do seu celular:

As carteiras digitais vieram para ficar e simplificar nossa rotina e o modo como lidamos e realizamos as transações diárias, desde pagar aquele café após o almoço a até aquele presente especial. Enfim, você pode utilizá-la de todas as formas, assim como faria com o cartão físico em mãos.

Muito mais do que estar a apenas um clique, existem outras vantagens e praticidades ao adotar as e-wallets, abaixo citamos 5 vantagens de usá-las hoje mesmo!

  • Muito mais segurança, afinal seus dados são armazenados de forma criptografada.
  • Agilidade no pagamento das suas compras, basta aproximar seu smartphone e pronto.
  • Uma experiência de compra diferenciada.
  • Maior controle sobre seus gastos, todo pagamento realizado fica registrado nela.
  • Possibilidade de pagamento tanto por crédito quanto por débito.

Mas é realmente seguro usá-las?

Por ser um novo modelo de pagamento é normal que muitas pessoas ainda fiquem com dúvidas quanto a utilização das carteiras digitais. Afinal, quase tudo que é novo e se populariza de modo rápido acaba gerando esse pensamento em algum momento, ainda mais por ter registrado dados importantes do seu cartão.

Dúvidas e receio com relação a dados pessoais e aos dados do cartão são frequentes entre aqueles que ainda se sentem resistentes em aderir ao formato digital de pagamentos, mas podemos dizer que utilizar uma carteira digital é tão seguro (ou até mais) que usar o cartão físico.

As carteiras digitais utilizam um sistema de proteção ao usuário que vem evoluindo cada vez mais, para que assim, você não tenha que se preocupar.

Esse sistema de proteção tem como base a criptografia dos dados, que também pode ser chamada de tokenização. Essa tecnologia de proteção elimina a possibilidade de ocorrências de fraudes, pois o token funciona com a geração de um código identificador digital exclusivo, aleatório e temporário para proteger dados sensíveis.

Por isso que utilizar as carteiras digitais pode ser considerado um meio de pagamento mais seguro que estamos acostumados.

As carteiras disponíveis por aí…

Como já mencionamos, as carteiras digitais estão disponíveis desde 2018 no Brasil, e cada vez mais as empresas estão aderindo e disponibilizando as suas próprias carteiras digitais, cada uma com seus próprios benefícios. De tantas opções disponíveis no mercado, podemos citar que as mais populares hoje em dia são:

Vale lembrar que é importante pesquisar e ver qual carteira digital irá atender melhor suas necessidades, expectativas e até mesmo na questão da praticidade diária. A tecnologia está aí, cada vez mais trazendo soluções e ferramentas que tornam nossas rotinas práticas e seguras.