Home Office: 7 dicas para você render mais na quarentena

Isabella Schmitt
31 de março de 2020

Com a expansão da recente pandemia causada pelo coronavírus, muitas empresas estão liberando os seus funcionários para o trabalho remoto. Essa medida ajuda a diminuir a circulação da população e com isso a disseminação do vírus para mais pessoas. O home office já é usada por grandes empresas, mas para outras e seus funcionários esse modo vêm cheio de dúvidas e, principalmente, com muita dificuldade de adaptação.

Por isso, que nós buscamos reunir diversas dicas que já estão circulando por aí, de forma que elas possam ajudar a tornar esse período de quarentena o mais tranquilo e produtivo.  Afinal, isso pode favorecer sua criatividade e novos planos e desafios podem ser postos em ação.

Esperamos que esse período seja o mais tranquilo possível para todos!


O Home office como uma solução para sua empresa…

Com toda essa situação muitas empresas estão liberando seus funcionários para trabalhar de casa, a questão é que muitas nunca passaram por um reajuste desse tamanho e não sabem como explicar essa nova rotina deve funcionar.

Muitos dos profissionais no mercado não tiveram uma experiência dessas antes, e estão entrando pela primeira vez no seu gerenciamento de tempo de trabalho em um ambiente, que antes não era para isso. A própria atmosfera do lar pode não estimular a produtividade organizacional encontradas nos escritórios. Por isso é importante buscar por dicas e em como aplicá-las.

Por isso empresas acostumadas com o sistema home office e profissionais freelancer estão buscando compartilhar suas dicas, para que quem está experimentando, pela primeira vez, o trabalho de casa e consiga se sair bem sem acumular suas demandas. Afinal, home office não é só sentar na cama com o notebook no colo e uma televisão ligada.

Para não acabar se perdendo no meio das demandas do trabalho e das demandas de casa é necessário criar uma certa rotina, claro que mais flexível daquela que estamos acostumados na rotina normal, afinal não temos que passar pelo estresse do trânsito diário. Então para te ajudar ainda mais nesse período reunimos algumas dicas para você usar ou adaptar do modo que melhor se encaixe na sua rotina. Para isso buscamos dicas em dois artigos bem conhecidos e escritos por quem entende ou cada vez mais busca entender de trabalho em home office, um escrito por Elizabeth Grace Saunders para a Harvard Business Review e o outro material foi escrito por Carolyn O’Haratambém para a Harvard Business Review.

1. Estabeleça um horário para começar e terminar sua jornada de trabalho.

É importante manter uma rotina quando se faz home office, pois desse jeito seu corpo e mente entendem que naquele período precisam focar.

2. Faça pausas durante o período de trabalho.

Mais importante do que manter sua rotina, é importante estabelecer pausas. Desse modo seu cérebro descansa e se recupera, e você consegue relaxar para seguir com suas tarefas. Aproveite para beber um chá ou café, ler alguma coisa, ou assistir algo. Ligue o cronômetro para não acabar se perdendo no tempo.

3. Faça uma lista de tarefas a serem feitas.

Anote as suas demandas para o dia. Você pode fazer isso na noite anterior ou reservar a primeira hora de trabalho para isso além de revisar seus emails. Busque ser realista, afinal você não precisar realizar as tarefas da semana toda em um único dia.

4. Tenha um espaço para trabalhar.

Nem todos conseguem ter um escritório em casa, mas busque por definir um lugar onde se senta confortável para trabalhar. De preferência, em um ambiente onde as demais pessoas não acabem te distraindo. Pode ser teu quarto, um espaço na sala, cozinha, enfim.

5. Estar em home office não significa estar disponível para tudo.

Isso pode ser difícil inicialmente, mas busque por deixar claro para sua família e amigos que você tem horários e tarefas a cumprir. Dar uma pausa rápida para um conversa durante um dos seus intervalos está tudo bem. Isso só não pode tomar mais tempo do que o devido, a ponto de você não lembrar onde parou na sua tarefa.

6. Não esqueça dos seus colegas e chefes.

Estar em home office pode ser uma atividade bem solitária, o que se torna ainda mais difícil para quem gosta da socialização e de estar em volta dos colegas. Por isso busque por manter contato, para avisar das suas demandas e saber as dos outros, além de manter o convívio social ativo. Seja por mensagens no WhatsApp, ou através de vídeos chamadas.

7. Sempre reserve um tempo para você

Porque nem tudo pode ser apenas trabalho, é necessário cuidar da sua saúde mental e física. Busque por atividades que te tragam prazer e relaxem ao fim do expediente, desse modo seu corpo entende que pode relaxar. E você se sente mais motivada para o dia seguinte.


Trabalhar em home office em um período de isolamento social é sempre um desafio, até mesmo para quem está acostumado com esse tipo de atividade. Conseguir ajustar a rotina de produtividade para um ambiente onde outras coisas estão acontecendo facilita a dispersão do foco, e até mesmo, da criatividade.

Por isso é muito importante deixar claro para a família, amigos e vizinhos, que estar em casa não é sinônimo de estar sempre disponível, pois você tem uma rotina ainda para cumprir além da sua demanda. Manter sua rotina é extremamente importante, pois nosso cérebro funciona muito com a questão de memorização dos nossos hábitos. A partir do momento que continuamos com essa rotina nosso cérebro entra no modo de produção desta.

Nesse período, aproveite para se adaptar a essas novas possibilidades, exercite sua capacidade de autonomia para cumprir sua rotina. Identifique o que contribui para seu foco e produção, autoconhecimento é fundamental para que tudo flua de maneira mais tranquila e sem grandes impactos.

E sempre lembrando, se você tem essa possibilidade Fique em casa pode não parecer muito, mas se cada um ficar em casa, as chances do vírus contaminar mais pessoas se reduz. Precisamos nos unir para que isso acabe o quanto antes!!