Marketing de produto: entenda o que é essa estratégia

Isabella Schmitt
02 de outubro de 2020

Imagine a seguinte situação: sua empresa está prestes a lançar um novo produto, mas mais do que
apenas vender esse produto, você quer que ele impacte e atraia o consumidor. Para que isso ocorra
de modo eficaz você pode aplicar as estratégias do marketing de produto na hora de divulgar sua novidade.

Dessa forma, o produto e os possíveis clientes estão, estrategicamente, conversando entre si.

O que é marketing de produto?

Antes de tudo, vale lembrar que o marketing possui diversos ramos, como: marketing digital, inbound marketingmarketing de conteúdo, marketing de redes sociais entre outros. Dentro dessa diversificação encontramos o marketing de produto, que acaba sendo um dos mais importantes quando se trata de criação de estratégias de vendas.

O marketing de produto é um conjunto de estratégias desenvolvidas com o objetivo de conectar os produtos as pessoas. Começando desde o momento da criação do produto até o seu lançamento, essa estratégia considera algumas informações, como: público-alvo, posicionamento da marca, canais de divulgação, estratégias comerciais entre outros tópicos, para que o produto consiga atingir diretamente o público esperado.

Apenas esclarecendo:

Produto nesse tópico se refere a tudo aquilo que você pode oferecer e que o cliente esteja disposto a pagar um determinado valor sobre o mesmo. Então pode ser desde o produto físico, quanto digital ou até mesmo uma solução, ou funcionalidade. A denominação de produto aqui se encaixa em qualquer segmento. Por isso o marketing de produto pode ser uma estratégia importante para o seu negócio.

O profissional de marketing, pode dividir em oito estágios o processo de criação do plano de marketing de produto, sendo eles: desenvolvimento do cliente; definição de posicionamento; divulgação interna do posicionamento e das mensagens; criação do plano de lançamento; criação de conteúdo para o lançamento; preparação da equipe; o lançamento e após tudo isso realizar a análise de dados.

Para refletir…

Durante esse processo do pensar estratégico que o ‘marketing’ de produto proporciona, questões fundamentais que envolvem o seu negócio podem surgir, o que pode ser uma boa oportunidade para pensar como, por exemplo:

Estou cobrando corretamente? Minha precificação é atrativa, ao mesmo tempo que, é rentável?
Minha estratégia de venda está alinhada com o público-alvo? Eu tenho conhecimento de quem é
esse público?
O produto que estou oferecendo é relevante para o público ou apenas está atendendo uma necessidade particular?
Meu produto está realmente pronto para ser lançado?

Esses questionamentos são importantes para que o seu negócio não se perca com o passar do tempo, com rotinas cada vez mais sistematizadas, muitas vezes, esquecemos de fazer essa pausa avaliativa.

5 dicas para aplicar uma estratégia de marketing de produto no seu negócio:

Nesses primeiros momentos de contato, parece altamente complexo ter uma estratégia voltada para o marketing de produto, ou até mesmo, inviável financeiramente neste momento. Claro que no mundo ideal, ter um profissional para pensar sobre isso seria perfeito, mas isso não impede que você já incorpore alguns pensamentos no momento de vender seus produtos. Por isso trazemos essas cinco dicas!

1. Defina seu público:

Antes de tudo, você precisa deixar bem definido para quem o seu produto se destina. Nessa etapa saber algumas características do seu público-alvo é importante e a partir delas você pode construir a persona que será impactada pelo produto.

2. destaque os diferenciais do seu produto:

Pare e se pergunte: “o que torna meu produto tão importante?”. É importante destacar os diferenciais e pontos fortes do seu produto, para que assim, a função de convencer o cliente que este é o produto certo para ele seja ainda mais eficaz.

3. Procure pela estratégia que melhor se encaixa ao seu produto:

Aqui que vale frisar, não existe uma receita pronta de marketing de produto. Cada produto vai exigir uma estratégia própria para que ele tenha destaque diante os demais. Por isso é importante ter uma estratégia de comunicação bem definida. Aqui vamos citar três estratégias que você pode incorporar conforme o produto.

Redes sociais: as redes sociais já estão incorporadas no nosso dia a dia, e podem ser um recurso interessante para captar a atenção e estimular a curiosidade do público sobre um determinado público. Você pode ir divulgando informações sobre ele, como: revelar alguns diferenciais e pontos fortes; compartilhar algumas imagens do processo de criação, estimular a curiosidade até o dia do lançamento. Aqui você pode brincar e interagir com o público de inúmeras formas.

Hot Sites: dependendo do produto que você está lançando vale a pena dar um destaque a mais para ele, nesse caso não apenas disponibilizando no seu site ou e-commerce. Esse recurso é usado mais em casos específicos, onde um produto merece um destaque e um “microsite” apenas para divulgar seu lançamento. Deve ser usado com mais ponderação.

Eventos: no nosso antigo dia a dia comum, poderia ser criado um evento de lançamento deste produto. Esse recurso é usado de forma muito específica e mais por aquelas marcas com maior visibilidade, onde convidam influenciadores para conhecerem e falarem do produto em primeira mão. O que podemos sugerir aqui, é que você pode fazer algo dentro das redes sociais, seja uma live de lançamento, onde ocorra a apresentação do produto e o público possa interagir.

4. Preze por um bom atendimento:

O contato de atendimento com o cliente é algo importante tanto no momento de pré-venda quanto no pós-venda. Em muitos casos, é esse atendimento que vai fazer o cliente comprar e retornar ao seu negócio, por isso é uma etapa muito importante e que exige atenção.

Busque estar alinhada com sua equipe de atendimento, seja ela um pequeno grupo ou uma grande equipe. Dúvidas específicas, sobre o seu produto recém-lançado podem ser mais frequentes nesse período, por isso é importante estar sintonizada e alinhada com a equipe para isso.

Além do contato direto com um atendente, você pode avaliar a possibilidade de integrar um recurso como o chatbot. Como o programa consegue interagir com o cliente a partir de um fluxo de conversa já pré-definidos. Essa pode ser uma ótima alternativa para otimizar os atendimentos e não sobrecarregar os atendentes com dúvidas mais simples.

5. Esteja conectado aos seus clientes:

Ótimo, você conseguiu elaborar uma boa estratégia para o lançamento e venda do produto. Agora é o momento de ouvir o que os clientes têm a falar sobre ele, receber feedbacks é extremamente importante para que você continue a melhorar o produto. O contato com seu público deve ser constante e receptivo, tanto a elogios quanto para as críticas que podem surgir.

Lembrando…

Por ser apenas uma vertente do marketing, o marketing de produto engloba inúmeras estratégias que podem ser melhor desenvolvidas por um profissional capacitado para isso. O que citamos nesta publicação, é apenas uma amostra que você pode ir pensando e aplicando, conforme pode, no seu negócio.

A ideia principal é desmistificar a complexidade do tema que ainda não é tão falado por aqui, mas que pode contribuir para melhores resultados de vendas. Pense na possibilidade de destacar seus produtos, atingir os seus clientes de modo mais direto e com retorno de venda.