Natal 2020: o que o seu negócio pode esperar dessa data?

Isabella Schmitt
21 de dezembro de 2020

A contagem regressiva para a data mais festiva do ano está perto, e o seu negócio está preparado para vender ainda mais?

A expectativa de aumento nas vendas neste fim de ano é um reflexo dos resultados obtidos ao longo do ano. 2020 foi um ano complicado, ao mesmo tempo, que proporcionou muitas coisas boas. De um lado tivemos os negócios com ponto físico que, com a pandemia do Covid-19, tiveram que ter mais jogo de cintura e trabalho para que o comércio não acabasse no vermelho, já que durante muitos meses tiveram que ficar fechados. Do outro lado, quem já estava com seus negócios nos meios digitais, observou em 2020 um grande crescimento nas possibilidades e nas vendas. 

Só para ter ideia, o terceiro semestre de 2020 mostrou um crescimento 76% no volume das vendas online se compararmos com o mesmo período de 2019, segundo o relatório da Compre&Confie. Esse crescimento foi um resultado de um movimento em larga escala da digitalização dos negócios, e dá maior segurança que o consumidor passou a sentir ao comprar online. Em 2020, cerca de 7,3 milhões de consumidores realizaram sua primeira compra online durante o primeiro semestre do ano, esse aumento representa um aumento de 40% de novos consumidores digitais, segundo informações do site Consumidor Moderno.

Todo esse crescimento acabou motivando e contribuindo para que quem não estava com o seu negócio online, acabasse encontrando ali a oportunidade certa para não deixar a crise afetar ainda mais o seu negócio. 

Agora que já sabemos um pouco como foi as vendas nos e-commerces, marketplaces e lojas online, venha ver quais são as expectativas para o natal de 2020.

E quais são as tendências para as vendas do natal deste ano?

Bem, vamos começar com uma curiosidade: você sabia que o natal é a data comemorativa mais lucrativa do ano? Pois é, a data nos últimos anos ainda ganha um aquecimento antecipado já na Black Friday.

Mas diferente dos outros anos, e como já estamos vivendo, 2020 foi um ano atípico para todos os setores. Mesmo com a maior flexibilização e abertura das lojas e comércios físicos, a tendência é que a maior concentração das vendas seja no ambiente digital. Segundo a pesquisa da Rakuten Advertising, cerca de 86% dos consumidores brasileiros que vão dar preferência para as compras de presentes de natal no ambiente online.

A  Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê  um aumento de 3,4% nas vendas deste fim de ano, além de estimar um crescimento de 64% das vendas no comércio online, se comparado com o mesmo período de 2019.

4 dicas para você ter em mente e vender ainda mais em datas comemorativas:

Já sabemos que o natal é uma ótima época para as vendas no seu e-commerce, marketplace ou loja virtual, mas sabia que dá para potencializar as vendas em todas as datas comemorativas?

Pois é, o natal pode ser a época de ouro das suas vendas, ainda mais por vir seguida da aguardada Black Friday, que é um marco no que se diz em vendas. Mas como observamos, 2020 trouxe uma revolução instantânea para o comércio digital, ao longo desse ano vimos estratégias se popularizando, as vendas online crescendo e a internet mostrando novas possibilidades para quem busca crescer e expandir as vendas para um novo público.

Muito mais do que disponibilizar os seus produtos ou serviços online, algumas estratégias podem te ajudar a se destacar diante de tantos outros. Para te dar aquela força nesses nove dias que antecedem o natal, separamos essas quatro dicas para aplicar hoje mesmo (e em todas as épocas comemorativas)!

Dica 1: Use e abuse das redes sociais:

Estar nas redes sociais ajuda o seu negócio a ficar mais próximo dos seus clientes e futuros clientes. Além de ser uma vitrine para você mostrar o seu produto/serviço ao público, que está cada vez mais presente nesses ambientes, consegue encontrar o seu negócio e dessa forma conhecer mais sobre ele.

Dica 2: Divulgue suas ações de vendas:

Aqui vale compartilhar promoções, condições exclusivas que seus clientes encontram no seu negócio, formas de pagamento, como será o frete para quem compra com você e por aí vai. É  sempre bom começar a divulgar com antecedência, por exemplo: no caso do natal, comece a divulgar já na metade de novembro e vá reforçando até o dia 24/12 e até mesmo as promoções que rolam após o natal.

Dica 3: Tenha em mente algumas estratégias de marketing de produto:

Já escrevemos aqui no blog da Safe2Pay um material falando exclusivamente sobre isso. Explicando o que é, como funciona e trazendo algumas dicas práticas para você aplicar no seu negócio, mesmo sem ter uma equipe de marketing exclusiva para o seu negócio.

Clique aqui e vá dar aquela conferida na nossa publicação Marketing de produto: entenda o que é essa estratégia.

Dica 4: Evite o abandono de carrinho:

O abandono de carrinho pode ser uma das coisas mais chatas que podem ocorrer, e pode acontecer por diversos motivos, mas um dos que mais são comentados é a desistência por falta de opções de pagamento. Por isso é importante garantir uma diversidade nos formatos de pagamento, assim como, garantir a segurança no momento de finalização da compra. Isso tudo você pode ter com um intermediador de pagamentos, que além desses benefícios oferecem inúmeros outros!

3 dicas para você se destacar na divulgação: 

Além das dicas de como vender e se destacar é importante também se atentar a produção para destacar o seu produto/serviço no meio de tantos outros, por isso separamos essas 3 dicas básicas, mas muito eficazes que prometem te ajudar a se destacar!

Produção e divulgação:

Aqui entra muito a questão da produção de imagem dos seus produtos/serviços. Tirar boas fotos para divulgar não significa que você precisa ter um equipamento profissional de última geração. Pelo contrário, você cuidando do cenário, a luz do local, manter a lente do seu celular ou câmera limpos já fazem uma diferença gigantesca. 

→ Procure fotografar em um local iluminado;

→ Use fundos neutros ou com objetos que complementam o seu produto/serviço;

→ Deixe sempre limpa a câmera do seu celular ou câmera;

→ Use aplicativos, como: snapseed, lightroom ou o próprio recurso de edição do seu celular para ajustar a imagem, fazer pequenos retoques na imagem.

Priorize por descrições com detalhes:

Descrições com detalhes ajudam o consumidor interessado a entender mais sobre o produto/serviço. Quanto mais detalhes, explicações sobre o produto você fazer, menores são as chances do consumidor ficar com dúvidas ou receios de adquirir o que você está vendendo.

Relatos de quem já usou ou comprou com você:

Compartilhe relatos de quem já comprou um produto/serviço seu. Isso ajuda quem está interessado em algo que você vende a saber o que outras pessoas pensam e acham sobre o mesmo, se gostaram, se recomendam. Isso faz toda a diferença, além de contribuir para a imagem do seu produto.

E por último, mas não menos importante…

Vender online requer segurança, agilidade, praticidade e facilidade tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes. Contar com um intermediador de pagamentos a ter tudo isso e muito mais.

A Safe2Pay é uma intermediadora de pagamentos que oferece preços e taxas competitivas com o mercado, sem taxa de adesão ou mensalidade e você só paga por aqueles serviços que utilizar, além de contar com um squad de atendimento e suporte sempre à disposição para te ajudar.

Venha bater um papo com a gente, certeza que podemos te ajudar a vender ainda mais!