O que esperar de 2021: 5 tendências do e-commerces para o novo ano

Isabella Schmitt
19 de janeiro de 2021

O novo ano ainda está bem no começo, mas muitas tendências já estão sendo anunciadas e previstas para este 2021. O ano de 2020 exigiu uma adaptabilidade gigantesca e muito rápida principalmente ao que envolve tecnologia, digitalização, novas formas de consumo, etc.

Esses avanços que tivemos ao longo deste último ano ressaltam a necessidade de estar presente no meio digital, sistematizando as rotinas para serem mais práticas e atenderem ao novo estilo de rotina que vêm sendo cada vez mais presente, seja com rotinas de trabalho híbridos, com a valorização da agilidade que a internet pode oferecer para deixar mais fácil as tarefas, como: fazer compras.

2020 foi o início de várias mudanças, mas é em 2021 que vamos começar, de fato pôr em prática tudo isso. Pensando nisso, pesquisamos e trazemos para vocês 5 tendências que vêm sendo projetadas para os e-commerces!


Mas porque consultar estas pesquisas de tendências?

As pesquisas de tendências são importantes para saber sobre o que está sendo esperado para o novo ano, além de ajudar na construção do planejamento e do plano de ação. Dessa forma, estar inteirado do que poderá chamar atenção do público, que contribui diretamente para que você atinja suas metas para esse novo período. Por isso, além das pesquisas anuais de tendências, é importante ficar atento ao que circula durante o ano.

5 tendências para este 2021:

Fique de olho nessas 5 tendências que separamos para você!

Ser omnichannel

A tendência que começou em 2020 veio para ficar e cada vez mais é fundamental para quem possui um negócio. Hoje tanto sua loja física, quanto loja online e as redes sociais precisam estar conversando entre si. Esse alinhamento é importante tanto para o cliente quanto para que o público possa, independente do canal escolhido, ter uma excelente experiência de compra e suporte. 

Falamos um pouco sobre esse tema nesta publicação: você sabe o que é um consumidor omnichannel?

→ Ter um calendário de planejamento é fundamental!

A ideia aqui é ter uma atenção maior no planejamento para o calendário comemorativo, tanto para as datas tradicionais quanto as datas relacionadas ao comércio online e até mesmo datas pessoais ligadas aos seus clientes. Além de ajudar no momento da elaboração das estratégias e divulgação das promoções, pode ser um ótimo jeito de aumentar o vínculo com seu público através de cupons para aniversariantes, por exemplo.

→ Sustentabilidade

A questão da sustentabilidade nos negócios já vem sendo discutida a um certo tempo. Mas é esperado que em 2021 isso seja ainda mais forte, já que cada vez mais, o público busca por marcas e empresas que estejam engajadas em causas ambientais e sociais, além de aplicar isso na sua cultura e nos produtos que entrega. Aqui vale investir desde a um posicionamento mais sustentável e incorporá-lo substituindo as embalagens por materiais ecológicos, reduzindo a quantidade de plástico e outros materiais que levam mais tempo para se degradar na natureza.

O consumidor está cada vez mais consciente sobre o mundo e sobre práticas que beneficiam a natureza. Empresas que conseguem se engajar com a causa da sustentabilidade acabam ganhando mais visibilidade além de se tornarem referência.

→ A era do Pix

O PIX já está funcionando no país desde o final do ano passado, mas para este ano a expectativa é que ele se torne ainda mais popular, principalmente através das funcionalidades de pagamento por QR Code.

→ A LGPD está aí!

Em 2020 a LGPD já foi muito comentada, mas é neste ano que vamos de fato vê-la em ação. Com um mundo cada vez mais conectado, é importante que o usuário e o público tenha controle e autonomia para saber sobre os dados que estão sendo recolhidos e possam gerenciar ou até mesmo negar o compartilhamento desses dados, de forma clara e direta. As empresas que não se adequarem às exigências da LGPD podem ser penalizadas e sofrerem sanções. Falamos mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados neste post: LGPD: como as novas determinações afetam seu e-commerce.

Outro ponto importante para ficar atento neste ano é a questão da imagem. Muito mais do que mostrar e vender o seu produto, muitas vezes a imagem é quem faz esse primeiro vínculo entre o seu negócio e o público. 

As apostas para 2021 é diversificar o estilo em como você apresenta o seu produto/negócio, seja com fotos e vídeos em 360º para uma melhor visualização do produto, seja incorporando a ferramenta de busca por imagem, expandir as formas como público pode conhecer e interagir com o que você oferece a ele. Além disso, buscar sempre melhorar a qualidade das imagens compartilhadas, os cenários, buscar se aproximar com quem está do outro lado da tela por meio da foto.


De fato, 2021 promete muita tendencia boa para incorporarmos no nosso planejamento, além de ficarmos atento ao que acontece ao longo do ano também.

Não esqueça que o planejamento é um guia para suas estratégias e ações de marketing, mas isso não quer dizer que ele seja algo fixo. Ao longo do ano muitas tendencias acabam caindo e outras surgindo, assim como, assuntos e pautas que surgem e que podem ser uteis e incorporadas ao seu negócio. Por isso fique sempre antenado!