Tenha um ano mais tranquilo com essas 4 dicas

Isabella Schmitt
12 de janeiro de 2021

E finalmente 2021 chegou! Mesmo que ainda não pareça, o novo ano traz a oportunidade de mudarmos alguns hábitos, incorporar outros para que assim, a gente consiga viver um ano mais tranquilo e com muita produtividade.

Mas pensando no ano que acabou de nos deixar, 2020 foi um ano intenso e cansativo, e o final de ano então, nem se fala. Para quem tem um negócio, o final de ano naturalmente já é uma época de muita correria, fechamento de contas, projeção do ano que passou, analisar tendências e resultados para o próximo ano, contas para cuidar e muita burocracia. 

Além de que muitos negócios migraram pela primeira vez para o meio digital, o que demanda mais atenção para que o cliente vivencie a melhor experiência de compra, seja no formato físico ou digital.

Por isso, reunimos 4 dicas para você manter a calma e o fôlego durante o ano que está apenas começando, e quem sabe, incorporar esses hábitos para sua vida.


Mas primeiro, cuidar da saúde mental nunca foi tão necessário quanto hoje

2020 acabou, mas seus efeitos ainda podem ser sentidos, para quem não parou nesse fim de ano para desacelerar um pouco, já começou 2021 com toda aquela energia carregada e intensa do ano anterior. Ainda que muita coisa não pareça ter mudado, é preciso ficar atento e se permitir a dar uma pausa no trabalho. 

Você sabia que uma das consequências mais perigosas que a pandemia irá deixar são sequelas na nossa saúde mental?

Mesmo quem conseguiu manter o equilíbrio durante um último ano pode acabar vivenciando os efeitos colaterais que o isolamento social deixou. Esses efeitos podem ser sentidos daqui a dois, quatro, sete anos, segundo especialistas na área. Um estudo da UERJ indicou que durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do coronavírus, os casos de ansiedade e estresse cresceram 80% no país, e principalmente em mulheres esse aumento foi mais visível.

Segundo uma pesquisa divulgada em junho de 2019, pela International Stress Management Association (ISMA-BR), o Brasil é o segundo país com o maior número de pessoas afetadas pelo estresse no trabalho. Já uma pesquisa realizada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e divulgada pela Folha Vitória, os brasileiros lideram o ranking de pessoas que sofrem com ansiedade e está em quinto lugar no ranking mundial no número de casos de depressão. 

Todos esses dados são para ilustrar o quanto cuidar dessa parte da saúde é tão fundamental quanto aquele check up tradicional que fazemos a cada um ou dois anos.

5 dicas para ficar mais tranquilo e aproveitar melhor o final de ano

Os sintomas para esse esgotamento são diversos, pode ser desde aquela dor de cabeça, sensação física de esgotamento, tontura, irritação, imunidade baixa, insônia entre outros. É cada vez mais importante darmos pausas durante a rotina de trabalho para não ficarmos sobrecarregados. 

As quatro dicas que falaremos a seguir são as mais aconselhadas por médicos. Mas lembrando, sempre que se sentir com esse cansaço duradouro ou outro sintoma de esgotamento, busque por um médico, ele é quem mais poderá ajudá-lo!

Dica 1: Inspire… Expire… E repita

Pode parecer simples demais, mas respirar de forma consciente é uma das formas mais imediatas de aliviar o estresse, ansiedade e outros problemas. Ao respirarmos de forma consciente nos afastamos mentalmente por um tempo dos problemas, e nos concentramos somente na respiração. Isso além de acalmar, ajuda nosso sistema nervoso e cardíaco.

Dica 2: Desligue-se do mundo!

Se desligar do mundo vai desde o fato de se permitir a não pensar nos problemas do seu trabalho, da sua vida pessoal, até mesmo, se afastar por alguns instantes do celular e computador ou de qualquer forma de tecnologia. Esse é o seu momento. Você pode fazer, por exemplo:

→ Faça uma caminhada (nem que seja curta);

→ Leia um livro;

→ Ouça uma música enquanto aprecia o momento.

Dica 3: Faça pausas para fazer o que gosta

Sabemos que a rotina acaba consumindo muito de nós, a ponto de muitas vezes nem paramos para fazer um lanche ou beber uma água com calma. Fazer pausas de cinco ou dez minutos ao longo do dia te ajuda a recuperar a energia e a chegar ao final do dia menos exausto. Nessas pausas, se permita a não falar ou ver algo sobre seu trabalho. Faça algo prazeroso e que te ajude a recuperar a energia.

Dica 4: Mexa o corpo para manter o equilíbrio!

Já demos a dica de caminhar, mas fazer exercício é a recomendação número um dos médicos. A atividade física libera a tensão e endorfina, o que proporciona a sensação de felicidade e aquele cansaço bom. Não precisa sair correndo 5k em um dia, mas busque uma atividade que se sinta confortável. Pode dançar, lutar, correr, yoga, pilates, as opções são enormes!

Dica bônus:

A dica bônus é um consenso que cada vez mais vem se popularizando, principalmente nesta pandemia do Covid-19, a busca por acompanhamento psicológico.

Grande parte da população brasileira ainda apresenta resistência quando o assunto é a busca por acompanhamento psicológico, sendo um tabu para alguns ou algo que só quem é louco precisa. O fato é que, o acompanhamento psicológico é tão fundamental quanto a visita frequente ao dentista ou a qualquer outro especialista.

Quando o assunto é saúde mental, as causas e os efeitos podem ser os mais diversos, e geralmente, só com o acompanhamento é possível descobrir a origem de vários problemas ou sensações. 

Sabemos que o acompanhamento ainda é algo caro, mas cada vez mais as cidades contam com centros sociais especializados em oferecer esse serviço à sociedade e de forma gratuita. Você pode pesquisar no google por Centro social de apoio psicológico ou para quem é de Porto Alegre, a UFRGS oferece uma lista com alguns centros de atendimentos.


Cuidar da saúde mental nunca foi tão importante quanto agora. Incorporar esses hábitos na sua rotina irão garantir uma produtividade maior para o seu negócio e sua equipe irá ficar mais motivada e se sentir mais confortável para se dedicar e dar o seu melhor nas suas tarefas.

Pequenas mudanças que apenas proporcionam uma qualidade de vida maior.

Se tem uma lição que podemos tirar do ano 2020 é termos mais cuidado com nossa saúde, e com a saúde do próximo!

Continue usando máscara, álcool em gel, evite aglomerações e ajude aquele empreendedor que está começando ou um negócio local. Quando trabalhamos com empatia e pensando no melhor para todos, todos se beneficiam.