Tudo o que você precisa entender sobre Recorrência de Pagamentos

Isabella Schmitt
27 de março de 2020

Você já deve ter escutado falar sobre esse termo, certo? Se não foi exatamente por esse nome, você deve conhecer como mensalidade ou assinatura. Esse modelo de pagamento facilita a vida de quem tem um negócio e de quem é consumidor desse serviço de forma regular.


Mas o que é Recorrência de Pagamento?

A recorrência de pagamento ou assinatura recorrente é um modelo para pagamentos de produtos ou serviços que são entregues através de assinaturas, contratos, mensalidades ou planos por um período pré-determinado por quem oferece esse serviço. Essa cobrança pode ocorrer de modo mensal, bimestral, trimestral, semestral, anual ou até mesmo diário, dependendo do que se está adquirindo e por quanto tempo.

Como ela funciona?

Essa cobrança pode ser realizada tanto por boleto bancário quanto por cartão de crédito ou débito. No Brasil ainda existe uma grande tendência de se utilizar o boleto bancário para esse tipo de pagamento recorrente, mesmo tendo um maior número de inadimplência por parte da população que utiliza esse meio. 

Aos poucos o uso do cartão de crédito e débito para esse tipo de cobrança se torna mais popular, devido sua praticidade.

Em quais serviços encontramos a recorrência de pagamento?

Essa forma de pagamento cada vez mais está presente no nosso cotidiano, abrangendo vários nichos que cada vez mais facilitam nossa vida.

Os serviços de streaming são grandes exemplos de recorrência de pagamento, empresas como Spotify, Netflix, Deezer, Amazon Prime são exemplos de serviços nos quais pagamos para ter acesso a um grande catálogo para consumo de músicas e filmes de forma ilimitada. A diferença é que pagamos para ter apenas acesso a esses produtos e não os comprando de fato.

Outro modelo que é muito usado para a cobrança recorrente são os clubes de assinaturas, que abordam praticamente tudo, como os exemplos a seguir:

  • Clube de assinatura de livros, como: a TAG, Intrínsecos ou Clube Skoob.
  • Clube de assinatura de produtos de beleza, como: Glambox, Beauty Box e Ritual Box.
  • Clube de assinatura de comida, como: Live Up, Clube Wine, Caixa Colonial.

Existe outra infinidade de clubes que oferece produtos para todos os gostos e bolsos onde quem assina recebe os produtos de forma periódico em casa, sem se preocupar e o pagamento é feito de forma automática no cartão ou no boleto.

Alguns desses modelos exigem um período mínimo de permanência, e caso queira cancelar antes desse período pré-estabelecido o consumidor recebe uma multa por rescisão de contrato.

Mais alguns exemplos de recorrência de pagamentos…

Existem outra infinidade de serviços que estão a muito mais tempo presente no nosso dia a dia que utilizam desse sistema de pagamentos recorrentes. Alguns exemplos são:

  • Assinatura da TV à cabo;
  • Seguros;
  • Planos de celular;
  • Escolas;
  • Assinatura de mídias como: jornais, revistas e portais digitais;
  • Academia;
  • Planos de saúde

São só alguns exemplos de como diariamente utilizamos a recorrência frequentemente para facilitar os pagamentos e deixar assim mais tempo para aproveitar as horas que temos disponíveis durante o dia, sem ter que se preocupar com inúmeros serviços a serem pagos.

E qual a diferença entre  entre o parcelamento e o pagamento recorrente?

É normal existir uma certa dúvida sobre a diferença dessas duas formas de pagamento. De modo simples e direto:

Pagamento Recorrente

Existe a contratação de um produto ou serviço por um período recorrente.

Pagamento Parcelado

Bloqueia parte do limite do limite do cartão que foi usado para efetuar uma determinada compra.


Conte com o serviço de Recorrência de Pagamento da Safe2Pay

A Safe2Pay oferece soluções de pagamento online que se adaptam ao seu negócio. Descomplicando a burocracia e permitindo total liberdade para que você gerencie sua conta.

A recorrência de pagamento é um dos nossos produtos mais utilizados por nossos clientes. Levamos a sério o objetivo de descomplicar os processos da gestão de pagamentos para que seu negócio consiga operar da melhor forma, sem preocupações.

Faça seu cadastro de forma rápida e tenha acesso ao painel de controle. É através dele que você poderá criar seu próprio plano de assinatura recorrente, podendo definir o valor a ser cobrado, periodicidade, além de contar com a opção de geração de carnes: gere boletos por um período pré-determinado por você mesmo para seus clientes que optem por essa forma, e ainda disponha da possibilidade o recebimento proporcional ou integral, caso seu cliente cancele no meio do período de utilização.

Ficou interessado na nossa recorrência de Pagamento da Safe2Pay? Acesse nosso portal e comece agora a aproveitar nosso serviço.