Você já ouviu falar do método dos 5s?

Isabella Schmitt
02 de dezembro de 2020

Muito popular no Japão, onde foi desenvolvido, o método dos 5’s cada vez mais está ganhando espaço nas organizações e empresas. Mas se engana quem pensa que ele apenas serve para o ambiente profissional.

Versátil, eficaz, um estilo de vida, a filosofia dos 5’s tem muito a contribuir com a sua rotina e aumentar a sua qualidade de vida e de trabalho. 

Para saber mais sobre essa outra forma que tem tudo para te ajudar basta seguir com a leitura!


O que é são os 5’s?

Os 5’s são um método, ou melhor, uma ferramenta cada vez mais utilizadas pelas empresas e organizações para aumentar a qualidade do ambiente de trabalho e a produtividade dos seus funcionários. Contribuindo assim para que a empresa obtenha melhores resultados.

A  metodologia recebe esse nome, por causa dessas cinco palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, onde cada uma significa uma ação a ser implementada na sua rotina. Ao traduzirmos para o português, cada palavra se torna um “senso de” para manter o nome do método de 5’s. 

Os 5’s são mais que uma fórmula, método ou ferramenta, mas também pode ser considerado uma filosofia que busca melhorar a qualidade do ambiente no qual estamos.

Mesmo sendo mais difundidas no cenário empresarial, os 5’s podem ser aplicados em qualquer área da nossa vida, seja no ambiente profissional onde atualmente é considerado uma das bases para a implementação da estratégia administrativa Qualidade Total, ou até mesmo em casa ou na nossa vida pessoal e emocional.

Afinal, cada um dos 5’s foi pensando para trazermos mais consciência para os pequenos detalhes do nosso dia a dia.

Curiosidade:

Os 5’s surgiram no Japão, após a Segunda Guerra Mundial. Surgindo das ideias do professor Kaoru Ishikawa (existem controvérsias sobre o fundador do método, mas as principais pesquisas indicam que foi Kaoru), em um período em que o país passava por sua reestruturação pós-guerra. 

Mas e como ele funciona?

Cada palavra que compõe a metodologia dos 5’s representa um princípio a ser incorporado no nosso dia. Esse sistema pode ser incorporado por qualquer empresa, além da sua rotina pessoal, como já mencionamos. 

É comprovado que adotar a metodologia dos 5’s na sua rotina gera inúmeros benefícios, como: aumento de produtividade, maior motivação e eficiência, além de segurança e bem-estar coletivo.

Conhecendo cada um dos 5’s:

1: Seiri e o senso de utilização:

O primeiro S traz o questionamento sobre o que é realmente útil para o ambiente em que você está. É hora de fazer um levantamento geral e descartar o que não é útil.

2: Seiton e o senso de organização:

O segundo S nos ajuda a organizar o ambiente para que atenda melhor nossas necessidades diárias. O que é de uso diário fica mais acessível enquanto os demais vão para um lugar reservado e etiquetado.

3: Seiso e o senso de limpeza:

Todos somos responsáveis pelo ambiente no qual estamos, assim como, os demais espaços coletivos no qual também habitamos. Seiso reforça o hábito de colaborarmos com a limpeza desses espaços.

4: Seiketsu e o senso de padronização:

Chegou a hora de tornar os três S anteriores parte da nossa rotina constante. O Senso de normalização nos ajuda a implementar novas rotinas ao nosso padrão de vivência, e assim construir novas filosofias de vida.

5: Shitsuke e o senso de disciplina:

O senso de disciplina é a chave de ouro no processo dos 5’s, é quando observamos que todos estão em sintonia e comprometidos com essa nova filosofia, de forma natural e sem necessidade de cobrança externa.

E os benefícios?

Já citamos no início alguns dos benefícios dos 5’s, mas a verdade é que eles são inúmeros. Tanto para o âmbito pessoal quanto profissional.

Aplicação os 5’s pode contribuir, por exemplo: 

  • Lidar melhor com os excessos, seja eles de objetos a até mesmo informação.
  • Ajuda a incorporar outros hábitos saudáveis; 
  • Aumento na produtividade;
  • Ambiente de trabalho mais agradável;
  • Melhor qualidade de vida.

Entre muito outros, pois cada pessoa absorve e aplica o método com um significado diferente, o que torna a construção do hábito mais eficaz e verdadeira.

É importante lembrar:

Não adianta aplicar a metodologia em apenas algum momento específico da sua empresa ou vida, esse método, como já mencionado, é uma filosofia a ser incorporada na sua vida, dia após dia. É justamente incorporar o senso da disciplina, que faz o método ser tão eficaz.

Outro fato que pode ser importante lembrar, hábitos não são incorporados da noite para o dia, mas sim da prática contínua. Existem estudos que afirma que a adesão de um novo hábito leva a até 21 dias corridos para serem incorporados de forma automática na nossa rotina. É importante ter paciência e motivação para que os resultados sejam avistados!