Você sabe o que é um gateway de pagamento?

Isabella Schmitt
28 de abril de 2020

Segurança e agilidade são fundamentais para quem possui negócios online. Afinal, ninguém quer perder clientes por conta da falta dessas duas características. Quem já atua há algum tempo no mercado digital já deve ter ouvido falar ou no mínimo sabe a importância de se ter um Gateway de pagamento, Agora se você está começando a pouco tempo ou apenas quer entender o que pode ser isso, continua a ler.


Mas afinal o que é um gateway de pagamento?

Se você nesse momento buscar no google esse termo a primeira definição que vai aparecer para você vai ser:

“ Um Gateway de pagamento é um serviço destinado a lojas virtuais, SaaS e empresas de grande porte. É mantida por uma operadora financeira que autoriza pagamento de transações feitas online em websites de empresas ou pessoas físicas.”

Essa é a definição da Wikipédia. Mas um gateway de pagamento vai bem mais além desse breve conceito, que também, o define bem. Mas também podemos dizer que o Gateway funciona como um sistema que pode ser integrado ao seu e-commerce com o intuito de facilitar as transações online que ocorrem dentro do seu negócio.

Desse modo e similar ao trabalho desenvolvidos pelos Intermediadores de pagamento, os gateways de pagamento realizam uma ponte entre: clientes, seu e-commerce, os bancos e as instituições financeiras. Tudo isso em poucos segundo, para garantir segurança e rapidez no momento em que estiver recebendo uma transação.

O Gateway processa os pagamento recebidos tanto por cartão de crédito, débito, boleto, abrangendo assim todas as possibilidades de pagamento. Oferecer essa variedade no momento do checkout garante que o cliente não vá desistir da aquisição. Assim você e seu consumidor conseguem sair em vantagem.

Fique atento!

Na hora de escolher um Gateway de pagamento, antes de cuidar os preços que cada um cobra por esse serviço, lembre-se de cuidar e contratar o serviço de quem possui o certificado com PCI Compliance. Esse certificado garante que o gateway de pagamento está de acordo com as regras exigidas pelas operadoras de cartão, e que confirmam que este serviço está liberado para realizar a transação de dados do cartão do cliente.

Por que ter um gateway de pagamento no seu negócio?

Os Gateways possuem alguns benefícios que deixam seu e-commerce ainda mais profissional, o que passa até uma maior credibilidade, dependendo do tamanho que ele já possui. Além de contar com processos mais ágeis para realizar as transações online, pois tudo é realizado na sua página e sem redimensionamento do seu consumidor para uma outra página, como ocorre ao utilizar Intermediadores de pagamento. Ainda possui vantagens como:

  • Segurança de dados;
  • Automatização do processo de checkout e de recebíveis;
  • Possibilidade de integração;
  • Total controle da plataforma e das vendas;
  • Transparência no momento de finalizar a compra;
  • Maior possibilidade no gerenciamento dos pagamentos;
  • Rapidez no processamento das operações.

Além disso…

Além dessas vantagens que seu negócio incorpora ao contratar um serviço de gateway, existem empresas no mercado que oferecem algumas vantagens a mais, que acabam sendo muito úteis para seu negócio, como:

  • Compras com 1 click;
  • Estorno;
  • Conciliação financeira;
  • Compras com dois cartões de crédito diferentes para realizar o checkout.

São diferenciais que agregam ao seu e-commerce, que ao oferecer mais soluções e praticidade ao cliente o fideliza para futuras compras, pois já vai ter vivenciado uma boa experiência e sabe dos seus diferenciais.

Mas lembre-se:

Por mais facilidades que o Gateway de pagamento ofereça, muitas vezes, ele pode não ser o ideal para todos os negócios. Vale se atentar muito ao que não está incluso nos serviços que vêm junto dos gateways.

Muitas das soluções que já vêm com os intermediadores de pagamento não estão inclusas no pacote de gateways, o que pode demandar mais gastos e mais demanda para você gerenciar tudo. Algumas das coisas que não vêm junto do seu serviço de gateway:

  • O gateway não se envolve com os bancos, isso significa que é você quem deve negociar as taxas e fechar os contratos com os bancos e instituições financeiras. A parte burocrática fica sob sua total administração.
  • Também fique atento para contratar serviços de proteção antifraude. Os gateways não contam com esse serviço de modo tão forte quanto os que vêm com os Intermediadores de pagamento.

Esses são alguns dos detalhes que você deve ter a atenção redobrada nesse momento de pesquisa para qual serviço de pagamento vai contratar para o seu negócio, além de levar em conta qual vai se adequar a sua possibilidade de investimento nesse momento.

O custo para se adotar um serviço de gateway pode até parecer menor do que o de contratar um Intermediador, mas o que muitos esquecem é de se atentar a todos os outros custos que podem vir a ser adicionados por fora, o que pode encarecer todo o processo!

Por isso vale pesquisar e conversar muito com as prestadoras desse serviço para ficar tudo claro!